domingo, 5 de julho de 2009

O Documentário Chão Vermelho.

"Num Dodge 1973, músicos deslizam nas estradas da Região Centro-Oeste, partindo de Brasília, numa bela viagem, captando emocionantes imagens, mesclando música e depoimentos."







Filme documetário - Esc DA - 008576-V02

Sinopse
Num fim de semana, em Brasília, cinco músicos e um velho Dodge Swinger saem estrada afora buscando toda a riqueza cultural do Centro-Oeste. Entre lembranças da Capital, depoimentos de pessoas que viveram sua fundação, violeiros tradicionais e danças folclóricas o filme desperta para a preservação do Cerrado . De forma descontraída, a narrativa é construída sobretudo na divulgação das paisagens da savana mais rica do mundo, na beleza contemporânea de Brasília e nas particularidades dessa sociedade.



                                    Chico Preto - boiadeiro e tocador de folia de Alto Paraíso







O documentário

Trata-se de um documentário musical de 70 minutos sobre um fim de semana no Cerrado. As gravações acontecerão na região Cento-Oeste, partindo de Brasília, durante 2013/14. Serão feitos registros de uma longa viagem, tanto na zona rural como na urbana, captando imagens de todos estes lugares e depoimentos de vários segmentos da sociedade. Chão Vermelho será reproduzido em 4 mil cópias no formato DVD, com distribuíção gratuita na rede de ensino, bem como para universidades, centros culturais, ongs e entidades de propagação da cultura, no Brasil e no exterior. Também estará disponível para ser exibido na rede de TV pública e educativa, em festivais e mostras de cinema e audiovisual.





Roteiro







1 - externa – fim de tarde. Um clássico Dodge swinger 1973 azul e o seu grandioso ronco deslizam pela ponte JK e seguem perambulando entre as superquadras ao som de um solitário dobro.
2 – Em off - o locutor Lelo Nirvana conversa com uma ouvinte da rádio e logo anuncia o fim de semana na Capital. Num posto de gasolina reunem-se grupos de dança e comitivas. Segue musical.
3 – Depoimentos sobre memórias do universo rural, tão fundamentais para a construção de nossa identidade nacional. Segue musical.
4 – Dia – o dia-a- dia na Capital: seu estilo; sua arquitetura; depoimentos de pioneiros e políticos . Segue musical.
5 - Interna – noite num rancho, o papo com os amigos, a comida no fogão de lenha, pois, mesmo que o estilo caipira esteja adormecido no coração cosmopolita de Brasília, é sempre despertado quando se vislumbra uma bela noite de luar. Segue musical.
6 – Externa – os rios do Cerrado formadores do Paraguai, que leva suas águas para o Pantanal. O Parnaíba, o Rio Grande e o Rio Doce. Segue musical.

 - Externa – Na savana mais rica do mundo, a devastação deixará espécimes solitários . Saudosos violeiros falam sobre o meio ambiente e suas poesias. Segue musical "Seu Lugar".

8 – Externa – legendas e imagens de outras cidades do Centro-Oeste. O velho Dodge está voltando para a Capital entre as infindáveis belezas do Cerrado, em busca da modernidade que paira no ar, até que seus ocupantes encontram um lugar e tocam mais uma canção. Segue musical.
9 – Externa – fim de tarde – legendas. O Cerrado está acabando numa rapidez maior do que a Floresta Amazônica. A devastação chega a 70% do Bioma. Segue musical.
10 – Externa – Locução em off  - sobre bichos e lendas, como a do Santo Antonio do Descoberto e a do criador de "Pagode em Brasília". Segue musical.
11 – Interna – Os bares, os boêmios e a vida noturna da cidade. Segue musical.
12 – Externa – Roda de viola com músicos da região.
13 – Final – Povos e comunidades tradicionais como ribeirinhos, indígenas, sertanejos, quilombolas e calungas falando sobre sua gente e como lutam para pela terra viva. Segue musical.














O andamento do projeto, também pode ser acompanhado, no site: http://eraumaveznaestrada.blogspot.com/




BannerFans.com




Direção: Guillermo Planel
Produção: Renata Varella
Produção Musical Lelo Nirvana.
Pesquisa: Carlos Saraça
Assist. de pesquisa: Poliane Castello Branco
Música original,bandas: Rioclaro e Dotô Tonho

Patrocínio
Filme documentário de 70 minutos com legendas em inglês e espanhol.Além de associar a imagem da empresa a uma iniciativa de alto significado social e cultural, o patrocinador terá assegurada, como contrapartida, a visibilidade de sua marca na divulgação, distribuição e exibição do documentário.


Contatos:
Renata Varella
renatavarella@gmail.com,
rioclarodeluxe@rocketmail.com
(61) 81413999
 (21) 78484800


Dados EspecíficosCategoria: Cultura » Cinema
Localização: Brasília - DF

Faixa Etária: Variado
Público Alvo: Variado



Espanhol intermediário

2 comentários: